Como Anunciar no Facebook Sem Bloqueios (Nicho Black)

O Facebook é mesmo uma fonte de tráfego Incrível. O potencial de ganhos pode ser ilimitado através do Facebook Ads. É muito simples escalar campanhas seja na vertical, seja a horizontal. Mas o grande vilão do Facebook Ads são os bloqueios. Nesse tutorial vou mostrar como anunciar no Facebook sem Bloqueios no Nicho Black. Quando eu falo em nicho black estou falando de produtos de emagrecimento, impotência, etc.

O Fato é que anunciar produtos de nicho White é muito fácil, e raramente dá bloqueios de contas no Facebook. Então vou focar nesse artigo em como fazer anúncios no Face Ads nesses nichos mais pesados e que dão muito mais banimento de contas.

Como Anunciar no Facebook Ads sem Bloqueios

Agora que você já entendeu que, em 99% dos casos, o que dá bloqueio são nichos black, vamos aprender como anunciar no Facebook Ads sem Bloqueios. Note porém que não há nada que garanta que o seu anúncio vá rodar sem nenhum problema durante muito tempo. Há inclusive alguns anunciantes que chegam a dizer que a régua do Facebook atua de forma arbitrária. Por exemplo, um anúncio que foi bloqueado por um funcionário, pode ser liberado por outro. O mesmo ocorre em suspensão do BM, atividade incomum, etc.

Bom, entendido isso vamos ao que interessa:

Como Evitar Bloqueio no Facebook por Url Destino Infringe os Termos

Um anúncio pode ser bloqueado no Facebook Ads por vários motivos, o primeiro que vou abordar aqui é o bloqueio por url destino infringir os termos de uso da plataforma. Atualmente vejo que os anunciantes estão utilizando apenas 3 formas de burlar os bloqueios de anúncios de nichos proibidos. Perceba:

  1. Uso de Cloak. A Primeira forma de como anunciar sem bloqueios é o uso de Cloak. O Cloak não é infalível, mas há usuários conseguindo rodar anúncios, que antes nem sequer iniciavam a entrega, para o público fazendo uso desse tipo de ferramenta. Veja esse artigo onde apresento o melhor cloak para facebook

    No artigo que citei acima eu explico com detalhes o que é e como funciona o Cloak. Portanto não vou me estender sobre ele aqui. Contudo, grosso modo um Cloak trabalha como um filtro, jogando o robô do Facebook para uma página x e os usuários finais para outra página y. Assim sendo, o robô não consegue identificar que o url destino infringe os termos da plataforma.

  2. Uso de Pré-Frame. O Pré-frame é uma técnica onde você utiliza uma página que fica entre o facebook e a real página de venda. Essa página intermediária é menos agressiva, geralmente dentro dos termos da plataforma. Também é comum forçar a copy nas imagens, pois o robÔ não consegue ainda interpretar o texto da imagem. Geralmente trata-se de uma página curta, concisa e com um botão de “call to action” bem visível. Essa é uma forma de anúncio que vem sendo utilizada muito para anunciar em Facebook Ads e Google Ads.

    A página de pré-frame pode ser criada utilizando o seu próprio domínio e hospedagem ou mesmo usando o Google Sites. Além disso, uma outra forma de pré-frame são os questionários interativos, onde o visitante visualiza algumas perguntas, clica em “Sim” ou “Não” e no final é redirecionado para a página de Vendas. Aqui, um plugin bem interessante é o “Pré Venda Realizada” que vem junto no pacote de Ferramentas Ninja

  3. Uso de Chat Bot. Aqui a estratégia consiste em usar o chat das páginas do Facebook. Quando você cria uma página no Facebook, os usuários podem conversar com ela abrindo um tipo de chat. Acontece que há alguns sistemas que permitem você pré-programar o que será enviado nesse chat sempre que alguém iniciá-lo. Um sistema que possui Chat Bot é a LeadLovers, que além disso é também um excelente email marketing e autoresponder convencional.

    Essa técnica funciona mais ou menos assim: você programa uma sequencia de mensagens, por exemplo, assim que o usuário iniciar o chat a mensagem 01 é enviada. Depois de 30 minutos você envia uma segunda mensagem, e depois de 1 hora outra. O funil pode variar, o ideal é experimentar diferentes funis para descobrir qual converte melhor para sua audiência. Nessas mensagens que serão enviadas você vai tentar convencer o lead a comprar o produto que você está promovendo. No chat você pode mandar link direto para página agressiva de nicho black, pois o usuário já saiu do anúncio e por isso o Facebook não bloqueia.

Como Evitar Bloqueio por Copy do Anúncio

O que alguns não sabem é que uma copy muito agressiva pode fazer o anúncio ser bloqueado ou nem sequer começar a ser exibido. Nessa parte não há muito segredo, basta apenas maneirar no uso de promessas. Promessas do tipo perca 10 quilos em 7 dias, ou recupere 90% dos cabelos dificilmente serão aprovadas. O Facebook entende que não há como garantir tais resultados e por isso bloqueia esses anúncios agressivos. Palavras como impotência, sexo, estimulante, emagrecer, etc, deveriam ser evitadas, pois elas já fazem o robô do facebook levantar a bandeira de anúncio black.

Ainda no anúncio outra coisa que tenho visto amigos comentarem é a questão dos emoticons. Tudo indica que usar muitos emoticons pode fazer a entrega do anúncio ser reduzida, e em alguns casos nem ser aprovado. Então é bom não extrapolar com os emoticons.

A imagem também é fator decisivo. Imagens que apresentem antes e depois muito dificilmente serão aprovadas. Imagens com nudez, armas, corpo perfeito, etc também cairão no filtro do Facebook. Por isso é necessário ser criativo nessa hora também.

Bloqueio por Denúncia

Esse talvez seja o fator mais complicado, pois não depende de uma ação sua, mas da ação das pessoas que visualizam o anúncio. Se um determinado anúncio sofre muitas denúncias, o Facebook vai entender que ele infringe os termos e poderá suspendê-lo ou direcioná-lo para uma revisão manual, onde um funcionário irá investigar a propaganda para ver se está ou não dentro dos termos.

Aqui não há muito o que fazer, mas o ideal é evitar discutir com o visitante do anúncio, pois se você o deixar revoltado, fatalmente ele irá tentar prejudicá-lo através de denúncia ao Facebook. Se um usuário está fazendo comentários ofensivos em seu anúncio, o melhor é bloqueá-lo. Sabemos que a maioria dos produtos encapsulados não funcionam 100%, ou seja, não cumprem o que prometem. Por isso, produtos antigos que já estão no mercado há anos, fatalmente sofrerão mais ataques de denúncia por parte de compradores que já experimentaram-no e não ficaram satisfeitos. Talvez a dica aqui seja trabalhar com produtos novos ou mais funcionais, que ainda não foram experimentados pelos clientes ou ao menos que a maioria tenha ficado satisfeita.

Conclusão

Por fim é bom frisar que não há uma segurança 100%. Mesmo anúncios de nicho White podem sofrer bloqueios no facebook. Então não adianta querer achar a solução definitiva porque ela não existe. As soluções que mais ajudam eu citei aqui nesse artigo. Para além disso é só blá blá blá de vendedor de curso.

O que você precisa é ter contas reservas, perfis reservas. Assim sendo, caso uma conta caia, você usa outra. Caso um perfil esgote as BM, você usa outro. Isso é chamado de plano de contingência, e todos os top player que anunciam pesado e faturam alto têm os seus.

Bom, deixei aqui nesse artigo o caminho das pedras, se você tiver alguma dica ou sugestão, deixe-a aqui nos comentários.

TMJ!

One Response

  1. Jeo agosto 25, 2019

Leave a Reply