Como Aumentar as Vendas Online ou Como Vender Mais

Se há uma coisa que todo mundo quer é aumentar as vendas. Mas poucas pessoas conseguem sequer imaginar como isso pode ser possível. De fato, dependendo do seu ramo de atividade, pode parecer complicado conseguir aumentar as vendas, mas sempre há algo que você possa fazer.

Hoje em dia há muita concorrência em todas as áreas, seja qual nicho de mercado seja. Portanto para conseguir se destacar é preciso pensar fora da caixa. A seguir vou passar algumas dicas de como vender mais, mas entenda que você deve usar isso como uma ideia pra fazer você pensar. A partir do que você aprender aqui você precisa expandir sua mente para conseguir levar esses conhecimentos para a sua realidade.

Conheça o seu Cliente

Antes de tudo você precisa conhecer bem o seu cliente. Precisa saber qual é a faixa etária, hábitos, no que trabalha, quanto ganha por mês, o que faz na hora de lazer, quais seus medos, quais seus desejos e sonhos, etc. Aí você deve estar pensando: mas Anderson, é impossível eu saber tudo isso de cada cliente. O que ocorre é que você tem de ter uma média, não precisa saber exatamente esses dados.

Por exemplo, você precisa saber qual a média de idade dos teus clientes, o sexo da maioria deles, hábitos, etc. Tendo isso bem claro, vai ficar muito mais fácil entender qual é a dor dele. Quando eu digo dor eu quero dizer aquilo que aflige o cliente, aquilo que o toca, que mexe com o seu interior. Sabendo isso ficará muito mais fácil convencer ele a comprar algo.

Use Gatilhos

Gatilhos nesse contexto são frases que despertam sensações no cliente. Por exemplo, o gatilho da escassez poderia ser acionado com uma frase assim: Essa promoção é só para os 10 primeiros compradores. Isso fará despertar o sentido de urgência, e o cliente vai se sentir um tolo por não aproveitar a change que está tendo. Outro gatilho muito usado é o da reciprocidade. Para ilustrar esse gatilho, imagine um professor de música que dá umas aulas gratuitamente para um aluno, e depois oferece o curso completo. Nessa hora o aluno estará muito mais propenso a comprar o curso completo, pois se sente obrigado por já ter tido algumas aulas gratuitas. Ninguém gosta de se sentir um aproveitador, safado ou injusto, por isso o gatilho da reciprocidade funciona muito bem.

Esses foram apenas dois gatilhos que eu cite, mas existem dezenas de outros, tão importantes ou até mais eficazes que eles. Para você aprender mais sobre Gatilhos eu recomendo o ebook Copywriting

Agregue Valor ao Produto

Para diferenciar-se de seus concorrentes você pode procurar agregar valor ao seu produto. Existem várias formas de se agregar valor, uma delas é através dos bônus. No marketing digital vejo muitos produtores agregando valor com ebooks complementares. Por exemplo, se o produtor vende um emagrecedor em cápsula, ele também dá de bÔnus um ebook que ensina a fazer dieta e outro ebook que ensina a fazer exercícios em casa. Isso acaba agregando valor ao produto e faz ele se destacar dos outros.

Para quem vende cursos em vídeo pré-gravados, uma forma agregar valor poderia ser oferecer uma hora para cada aluno tirar as dúvidas direto como professor. Há diversas formas de agregar valor, só precisa pensar um pouco que rapidamente você descobrirá uma.

Use as Ferramentas Certas

Tente cortar um arame com um martelo. Você notará que é quase impossível, pois a ferramenta correta para esse trabalho é o alicate. Do mesmo modo, para tudo há uma ferramenta correta, então não queria fazer gambiarra nessa hora. Procure sempre estar contando com a ferramenta certa para alavancar suas vendas, seja na hora do marketing ou seja na hora da venda propriamente falando. Às vezes você nem sabe que está cortando arame com martelo em seu negócio, por isso sempre se pergunte, há como agilizar esse processo com menos esforço?

Para quem trabalha com marketing digital eu recomendo as Ferramentas Ninja, que facilitam muito a vida do empreendedor digital. Essas Ferramentas além de ajudar no gerenciamento também vão uma forma de como vender mais, pois elas aumentam as conversões através de técnicas legais. Não vou me estender aqui, mas no site você tem informações bem mais detalhadas. Para quem trabalha com marketing digital, em especial que tenha sites wp, vale muito a pena.

Não esqueça da propaganda

A consagrada frase “A propaganda é a alma do negócio” não pode ser olvidada. Por exemplo, não adianta ficar dentro de uma loja esperando o cliente entrar se ele nem sabe sequer que a sua loja existe. Você já analisou se a sua loja tem uma placa bem visível, se o ponto é movimentado, etc. Além disso, não se pode deixar de lada a divulgação online em redes sociais. Mesmo usando o divulgação orgânica você pode conseguir muita exposição gratuita apenas publicando fotos dos teus produtos em seu perfil, grupo, etc.

Conclusão

Usando essas dicas tenho certeza que você vai conseguir alavancar suas vendas. Note que usei os exemplos de forma analógica, você precisa fazer um pequeno esforço para levar essas ideias para a sua realidade. Não importa se você vende churros ali na esquina ou se tem um negócio online, de toda forma dá pra aumentar mais suas vendas. O primeiro passo você já deu, que foi exatamente buscar mais informações sobre esse tema lendo esse artigo. Mas não fique estagnado nesse primeiro passo, siga adiante aplicando as estratégias e buscando mais conhecimento sempre.

Espero que tenham curtido essas dicas.

Como Aumentar as Vendas Online ou Como Vender Mais
5 (100%) 4 vote[s]

Leave a Reply