Como Baixar Artigos Expirados do Archive.org EM MASSA

É minha gente, é curioso como existem pessoas com pensamento totalmente ilógico nesse mundo. Pra vocês terem uma ideia, ao anunciar que eu ensinaria Como baixar artigos expirados do Archive.org fui acusado de plágio de um curso que eu nem sou aluno. Dá pra acreditar?

E vamos pensar um pouco, você ensinar algo com tuas próprias palavras e inclusive acrescentar mais coisas é plágio? Se isso fosse plágio então ninguém que concluísse qualquer tipo de curso poderia ensinar o que aprendeu a outrem. Por exemplo, um aluno que se formasse em Matemática nunca poderia lecionar ou ensinar o que ele aprendeu, porque isso seria plágio.

Desculpe estar falando disso aqui, mas você entende como isso é totalmente ilógico. É curioso algumas pessoas quererem tomar posse de alguns conhecimentos, alegando serem donas deles e se auto-intitulando as criadoras… Chega a beirar a loucura pensar dessa forma…

Mas vamos em frente, não vamos perder tempo com besteiras… Vamos ao que interessa…

Como Baixar Artigos Expirados de Sites Expirados em Massa

Para essa técnica você precisa fazer a instalação do Ruby no seu Computador, eu estou usando o Windows Aqui. Vamos ao Passo-a-Passo para ficar mais fácil:

  1. Baixe o Ruby Aqui. Pode ser a Versão sem o kit de Desenvolvimento (WITHOUT DEVKIT), mas baixe a versão compatível com o seu Sistema Operacional (32 ou 64bits)
  2. Após Baixar o .exe, execute-o e vá seguindo com a instalação dos componentes até concluir.
  3. Concluída a Instação, você pode ir em “Windows” >> “Todos os Programas” e na Pasta que o Ruby Criou, clicar em “Start Command Prompt with Ruby”. Veja a imagem abaixo:

  4. Muito bem, Agora nessa janela de Comando você deve digitar esse comando aqui: gem install wayback_machine_downloader

    Isso fará a instalação do programinha chamado “Wayback Machine Downloader” em seu Computador.

    (Para você entender melhor, o Ruby é um conjunto de interpretadores de comandos, como é também o PHP. E agora você está instando o software que foi escrito nessa linguagem de programação Ruby)

  5. Veja como ele instalou aqui:

  6. Agora você está com a Faca e o Queijo nas Mãos. :P. Para fazer o download de um site a partir dos registros dele no archive.org basta digitar esse comando: wayback_machine_downloader http://example.com

No caso, bastaria substituir example.com pelo dominio ao qual vocÊ quer pegar os artigos expirados.

Para você encontrar domínios Expirados você pode fazer uso de alguma ferramenta como o ExpiredDomains. Aí não tem segredo, basta criar uma conta no site, configurar para exibir 200 resultados por página e então fazer filtros para encontrar artigos nichados. Por exemplo, um domínios expirado que contenha a palavra “emagrecer” muito provavelmente vai ter artigos desse nicho.

Note que você deve criar uma conta gratuita no ExpiredDomains, após isso você terá acesso a mais recursos do site. Veja aqui essa parte do Filtro por palavra contido no domínio:

Nesse busca, apenas nos dominios .com já encontrei cerca de 27 domínios expirados contendo a palavra emagrecer. Para copiar todos os domínios basta clicar no ícone que fica do lado do disquete…

Claro que você pode fazer a busca manual, digitando cada dominio um por vez no interpretador de comandos. Mas uma vez alguém que disse que black hat é automação, então descobri um jeito para automatizar esse processo. Na verdade criei um script para você digitar os domínios, clicar no botão “Gerar Comandos” e depois basta copiar todos os comandos, jogá-los no bloco de notas e salvar com a extensão .bat.

Vamos ao passo-a-passo para baixar os artigos em MASSA:

  1. Acesse o Gerador que criei Aqui

  2. No campo Dominios, coloque todos os domínios dos quais você quer fazer download dos artigos expirados.
  3. Clique no botão “Gerar Agora”
  4. Em poucos Segundos os comandos serão criados no campo “Linhas de Comando”. Agora basta copiar todas essas linhas de comando e colocar no bloco de notas.
  5. Salve o arquivo com a extensão .bat.

Pronto, agora basta executar esse .bat que uma janela vai abrir e os artigos expirados de todos os dominios informados serão baixados.

Note que eu usei alguns comandos extras nessas linhas de comandos. Por exemplo, defini com o comando –directory um diretório com o nome do respectivo domínio. Assim sendo, cada conteúdo será salvo numa pasta com o nome do dominio. Isso vai deixar tudo bem mais organizado. Perceba que as pastas com os artigos expirados são criadas no mesmo diretório onde você salvou o arquivo .bat. Aqui no meu caso, eu salvei em “C:\users\Anderson\WayBack”. Veja as pastas criadas aqui:

Eu também configurei nessas linhas de códigos mais duas coisas:

a) –maximum-snapshot 1000 – Isso aumente o limite padrão de 100 para 1000 snapshots por site.
b) –concurrency 30 – Isso aumenta o número de solicitações simultâneas, para deixar o bagulho mais rápido.

O Comando completo ficou: wayback_machine_downloader odominioaqui –directory apastaaqui –maximum-snapshot 1000 –concurrency 30

Conclusão

Bom, não me responsabilizo pelo uso desses artigos expirados, pois embora estejam expirados, o autor deles podem ainda reivindicar a autoria e possivelmente direitos sobre eles… Então use por sua própria conta e risco. E sempre consulte em alguma ferramenta de checagem de plágio para ver se o artigo já não está sendo usado em algum outro lugar.

Em todo caso, há muitos artigos que não detém direitos autorais, como definições, receitas, musicas, etc, etc… Então dá de fato pra fazer um estrago com essa dica desse artigo, né não? 😈

Para esse artigo é isso! Vlew!

Como Baixar Artigos Expirados do Archive.org EM MASSA
4.8 (95.42%) 153 votes

  1. Opa Anderson aqui é o Davi seu amigo do facebook !Se é foda meu irmão , grande profissional e amigo. Obrigado por compartilhar suas experiências.

  2. Parabéns Anderson pelo artigo, valeu mesmo pela ajuda!

    Pena que na minha pasta não aparece este arquivo: Start Command Prompt with Ruby. Vou tentar outra versão.

    Só mais uma dúvida, eu terei problemas de “conteúdo duplicado” se adicionar algum desse artigo em meu blog?

    Desde já agradeço e fico no aguardo!

  3. Anderson, Tem um curso que estão vendendo ai que transforma vídeo em artigo oque vc me sugere preciso de artigo para para meus blog.

  4. Puts, dica foda de mais manin, e muito fácil.. testei aqui e ficou uma maravilha.. vários artigos top pra eu colocar nas minhas pbn.. haha obrigado pelo conteudo foda como sempre; Abraços.