Como Definir ou Converter uma página para codificação UTF8

Alguns códigos de acentos podem não aparecer conforme o esperado devido a codificação errada da página. Mas como se definir o tipo de codificação de uma página para UTF8? Veja a seguir…

No código html de uma página, você pode definir a codificação dela através de meta tags, no caso, o ideal é colocar a definição dentro das tags de título. Veja o exemplo abaixo:

1
<head><meta http-equiv='Content-Type' content='text/html; charset=UTF-8' /></head>
<head><meta http-equiv='Content-Type' content='text/html; charset=UTF-8' /></head>

Isso é suficiente para os navegadores web interpretarem os códigos de acentos utilizando o padrão utf8, mas se o texto vem de um echo do PHP, você ainda poderá ter problemas.

Como Definir ou Converter uma página para codificação UTF8: Script PHP

No PHP, para definir a codificação que você está trabalhando, utilize o código a seguir:

1
header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');
header('Content-Type: text/html; charset=utf-8');

Colocando esta definição no início do teu código PHP você define que os textos estão neste formato, evitando má interpretação. Por padrão o PHP utiliza o formato iso 8859-1, então é necessário colocar este comando para modificar o conjunto de caracteres padrão utilizado pelo mesmo.

Definir documento para utf8 no Dreamweaver

Quem usa o Dreamweaver, antes de salvar o documento que estiver aberto, é bom verificar se ele está na codificação correta, neste caso, na codificação utf-8. Para converter um documento para utf8 no Dreamweaver, siga os passos:

– Abra o documento que deseja configurar o padrão de caracteres dele no DreamWeaver
– Vá até o menu Modificar e clique em Propriedades da Página
– Na janela que abrir, clique sobre a categoria “Título/Codificação” e depois no campo codificação selecione “Unicode (UTF8)”, se já não estiver selecionado.
– Clique no Botão OK para fechar a janela de configuração. Agora basta salvar o documento para que a conversão seja feita automaticamente.

Fica a dica e até o próximo post aqui no blog

Leave a Reply