Como Mudar a Senha do Mysql no Wampserver no Windows

Uma maneira muito boa de aprender a programar é instalando um servidor localmente. Provavelmente se você está lendo este artigo deve ter instalado o pacote WampServer. Esse pacote já instala o servidor Apache com PHP, banco de Dados Mysql, PHPMYAdmin, etc.

Acontece que às vezes pode ocorrer de, por algum motivo ou outro, você esquecer a senha de acesso ao Mysql. Mudar a senha do Mysql pode parecer bem simples, mas o fato é que se você não consegue acessar o mysql como você vai conseguir mudar a senha dele?

A seguir vou comostrar como mudar a senha do Mysql no Wampserver no Windows.

Como Mudar a Senha do Mysql no Wampserver no Windows

Note que o nome de usuário padrão que vem configurado no Mysql no Wampserver é o root, e sem senha especificada. Mas se você modificou a senha e esqueceu ela, então temos um problema. Contudo, veja abaixo como solucionar isso e como modificar a senha do banco de dados para o usuário root.

Veja o passo a passo para mudar a senha perdida do banco de dados Mysql:

  1. O Primeiro passo é você fechar todos os serviços que o Wampserver abre. Para isso clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do Wampserver, e clique na opção “Stop All Services”

    Depois disso encerre o próprio wampserver: botão direito do mouse no ícone e escolha “Exit”.

  2. O segundo passo é criar um arquivo de texto, pode ser no formato .txt usando o bloco de notas do windows mesmo. Dentro desse arquivo coloque o seguinte código:

    ALTER USER ‘root’@’localhost’ IDENTIFIED BY ‘NovaSenhaAqui’;

    No meu exemplo eu salvei esse arquivo com o nome pass.txt no endereço c:\wamp64\pass.txt

  3. O terceiro passo é abrir o Interpretador de comandos do Windows. Para isso pressione as Teclas WIndow +R. Isso fará abrir o executar do Windows, então digite na caixa cmd e mande executar. Já com o interpretador de comandos aberto é hora de navegar até onde está o executável mysql.exe. Aqui na minha instalação ele estava nesse endereço: c:\wamp64\bin\mysql\mysql5.7.14\bin

    No interpretador de comandos, para você navegar para esse diretório, basta digitar esse comando:

    cd c:\wamp64\bin\mysql\mysql5.7.14\bin

  4. Bom, agora você deve digitar o seguinte no Interpretador de comandos:

    mysqld --init-file=c:\\wamp64\\pass.txt

    Veja como ficou aqui na imagem abaixo:

    mudar senha do mysql

    Aperte a tecla Enter para executar os comandos e pronto, basta reiniciar o wampserver e a senha terá sido alterada para a senha que você especificou.

Mas o que foi feito aí?

Na verdade o comando

--init-file

permite você iniciar o mysql passando o endereço de um arquivo com comandos para serem executados automaticamente. Então você inseriu o comando de mudança de senha dentro do arquivo pass.txt e mando o mysql executar ele na iniciação. Simples assim. Você alterou a senha do Mysql sem precisar estar logado com algum usuário e sem precisar saber a senha do usuário root.

2 Comments

  1. anderson junho 24, 2017
  2. Welton Vaz setembro 22, 2018

Leave a Reply