Como Ocultar suas PBNs para o aHrefs, Majestic, Semrush, etc.

Quando você começa trabalhar com PBNS (Private Blog Network) é importante também começar a ocultar seus backlinks. Esses backlinks devem ficar visíveis e acessíveis apenas para o motor de busca e indexação do Google. Não há motivo para deixar que ferramentas como aHrefs, Majestic, Semrush e outras enxerguem seus backlinks de suas pbns.

Um motivo para ocultar é para se evitar denúncias por parte de concorrentes. Por exemplo, um concorrente seu pode identificar toda a sua rede de PBNS e criar uma denúncia solicitando uma penalização. Além disso, suas pbns guardam o segredo da sua estratégia, e com base no seu modelo um concorrente poderá montar a própria rede de pbns dele copiando a sua.

Então, por esses e vários outros motivos de privacidade é, mais do que nunca, essencial aprender a ocultar backlinks de suas pbns. Veja como fazer isso facilmente nesse artigo.

Plugin Grátis para Ocultar PBNs

Agora que você já entendeu a importância de se ocultar seus backlinks de suas PBNs, deixa eu te apresentar essa ferramenta em forma de plugin WordPress.

Aqui estou falando do plugin Link Privacy.

Esse plugin pode ser baixado e instalado em suas PBNS wordpress facilmente. Após instalado e ativado, ele já começará a ocultar suas PBNS de vários Crawlers, como aHrefs, Majestic, Semrush, et. Essas ferramentas são as mais usadas pela galera que trabalha com SEO, então acredito que esse plugin é de fato eficaz. Ah, para você poder fazer update do plugin através do painel do wordpresss você precisa também instalar esse outro plugin aqui: https://github.com/afragen/github-updater/archive/master.zip

Na página e Configuração do Plugin ele exibe como está configurada a Privacidade para Vários Bots. Veja só a imagem abaixo:

Note que esses robôs estão sendo bloqueados, ou seja, o conteúdo do seu site está sendo negado para eles. Você pode selecionar vários bots e executar ações em massa. Por exemplo, você pode negar ou dar acesso para os robôs que você quiser. Só que só mexa nessas configurações caso você saiba exatamente o que está fazendo.

Dentro as opções você pode em vez de negar acesso, exibir uma página em branco para esses bots dessas ferramentas. Mas tome cuidado para não negar acesso para o robÔ do Google. Por padrão os robôs do google bem com acesso liberado ao conteúdo do seu site.

Outra coisa interessante que esse plugin permite é você adicionar entradas no robots.txt, negando acesso de forma explícita a crawlers indesejados. Veja:

Algumas pessoas simplesmente gostam de por entradas no arquivo robots.txt negando acesso a determinados bots. O problema é que essas definições podem ser seguidas ou não pelos bots, fica a critério deles ser bonzinhos ou não com você. Por conta disso não dá pra confiar apenas em por essas entradas no arquivo robots.txt. Para quem não sabe, qualquer site pode criar um arquivo chamado robots.txt e dentro dele colocar regras para os motores de busca, negando ou dando acesso a determinados diretórios do seu domínio. Esse arquivo deve ser colocado na pasta raiz do seu site, ou seja, deve estar acessível digitando seudominio/robots.txt.

Há ainda quem goste de por diretivas no .htaccess permitindo apenas os bots do GOogle e Bloqueando todo o resto. Eu tomaria cuidado com isso, pois o GOogle pode tentar acessar seu site sem identificação de robô, isso é facilmente adulterável… Então, caso ele descubra que para o robô você exibe backlinks, e para outro robô não está exibindo, ele pode entender que você está burlando o sistema. Isso é apenas uma teoria, mas como diz o ditado, o seguro morreu de velho. Por conta disso, acho mais seguro usar o plugin em vez de envenenar o seu .htaccess…

Conclusão

Entenda que esse Plugin começa a ocultar suas PNBs a partir da instalação. Então, se alguma ferramenta que listagem de backlinks já passou por alguma PBN sua, o backlink para seu moneysite já ficou arquivado lá. Pode ser que apareça futuramente como link removido, mas mesmo assim irá constar lá na base de dados. Então, para evitar esse problema, é necessário subir o plugin LINK Privacy para seu site WordPress e ativá-lo antes de criar o backlink para seu money site.

Note ainda que esse plugin deve ser instalado em seus sites de PBN e não no seu money-site.

Por fim, que fique claro que Não existe forma 100% segura de se ocultar backlinks de PBNs, pois o link precisa ficar acessível para os visitantes reais e para bots do Google. Então basta criar algum bot para vasculhar a internet atrás de backlinks apontando para o seu site para, de fato descobrir backlinks ocultos… Inclusive, já há programas desktop que fazem exatamente isso, e que permitem descobrir backlinks que o dono do site jurava estarem ocultos e seguros… Mas isso é matéria para um outro artigo 😉

Como Ocultar suas PBNs para o aHrefs, Majestic, Semrush, etc.
4.7 (94.92%) 59 votes

0 comentários