Como Redirecionar Todas as Páginas de Um Site para Outro

Nesse artigo vou lhe mostrar como fazer o redirect de todas as páginas e posts de um site x para outro site y.

No caso, o url sitex/page1 terá de redirecionar para sitey/page1, do mesmo modo o url sitex/post2 terá de redirecionar para sitey/post2.

Fazer isso manualmente editando cada post e criando o redirecionamento daria muito trabalho, principalmente quando se tem um site grande, com milhares de páginas. Mas fique tranquilo que aqui vou mostrar como fazer isso facilmente, de forma automática, utilizando um plugin para wordpress.

Por que Redirecionar todas as urls de um Domínio para Outro?

Existem muitos plugins que fazer redirect, porém poucos que dão essa opção de fazer um redirect em massa e forma correta, ou seja, redirecionando cada pagina e cada post do dominio antigo para a respectiva página e post do novo dominio.

Essa utilidade pode ser muito útil em dois casos, veja só:

  • Quando Você resolveu mudar o domínio do seu website. Nesse caso, é necessário fazer um redirecionamento exatamente igual ao que vou lhe ensinar. APenas redirecionar tudo para a home do novo site é um erro tremendo e pode prejudicar bastante o SEO do seu site.
  • Quando você comprou um domínio expirado e quer utilizar a técnica do redirecionamento para roubar a autoridade dele para o seu site. Nesse caso também é interessante fazer o redirect respectivo de cada url do dominio expirado para o seu.

Plugin Redirection

Agora que você já entendeu a utilidade de se aprender a fazer isso, vamos por a mão na massa. O primeiro passo é baixar o plugin Redirection. Trata-se de um plugin gratuito, que inclusive está disponível no repositório oficial do wordpress. Você pode encontrar ele indo no Painel do seu site WP na seção Plugins ~> Adicionar Novo e no campo de Busca Digitando: Redirection

Veja a imagem abaixo:

Clique no botão “Instalar Agora” e depois ative o plugin para então seguirmos com o tutorial.

Agora que você instalou e ativou o plugin Redirection você pode começar a criar seus redirecionamentos. Para ter acesso a página de configurações, vá na seção Ferramentas e notará que há uma nova opção com o próprio nome do plugin “redirection”. Veja a imagem abaixo:

Veja que no campo Url de Origem você deve colocar o url relativo, não o url completo do seu post/pagina. Por exemplo, para redirecionar um url sitex/testenovo para o facebook, você colocaria no campo url de imagem o seguinte “/testenovo” e em url de destino “http://facebook.com”.

Veja só na imagem Abaixo:

Feito isso é só clicar no botão Adicionar Redirecionamento. 

Isso é bem útil quando você quer redirecionar posts e páginas específicas, mas e quando você quer fazer isso para todos os posts e páginas e urls do site x para o site y? Muito bem, isso é o que vou mostrar a seguir.

Usando Expressões Regulares com o plugin Redirection

Esse plugin é realmente uma mão na roda, e pode ajudar bastante quando precisamos trabalhar com redirecionamentos. Um recurso muito top é o suporte a expressões regulares. 

Você pode Encontrar mais informações sobre como usar o plugin Redirection com Expressões Regulares no seguinte url: Redirection Regular Expressions

Para o nosso propósito só precisamos alimentar o campo url de origem com essa expressão: /(.*)
E o campo url de destino com esse valor: http://sitey/$1

Note que você deve substituir “sitey” pelo url do site destino. E note que o /$1 é necessário, pois trata-se de um valor especial que faz o plugin pegar tudo que casou na expressão regular e repassar para o novo domínio antes de redirecionar. 

Outro detalhe importante é marcar a caixa “RegEx”, que faz ativar as expressões regulares. Veja a imagem:

Note que na imagem acima eu coloquei uma seta apontando para uma engrenagem, essa engrenagem dá acesso a mais opções do tipo do redirecionamento. Acredito que o Redirection por padrão trabalha com o tipo de redirecionamento 301, que é o redirecionamento permanente. Por questões de SEO é interessante utilizar o redirect 301 para de fato o Google repassar a autoridade e força do dominio antigo para o novo. 
Veja essas opções abaixo:

 Bom, espero que tenha gostado da dica.

Como Redirecionar Todas as Páginas de Um Site para Outro
4.8 (95.24%) 42 votes

Leave a Reply