Como Saber se Seus Backlinks Estão sendo Indexados pelo Google

Existem várias formas de se saber se seus backlinks estão sendo indexados pelo Google, e aqui vou mostrar uma forma bem simples e fácil de se fazer isso.

Se você quer verificar poucas urls, a forma mais simples é digitar no próprio Google isso aqui:

Sendo que você deve substituir url_que_vc_quer_verificar pelo url que você quer de fato verificar se está indexado no GOogle ou não. Veja esse exemplo abaixo:

Nesse caso, testei o url: https://andersonmakiyama.com/como-ocultar-pbns-ahrefs-majestic-semrush/

Ele retornou o próprio url, pois foi encontrado na base de dados do Google, ou seja, esse url está indexado no Google.

Caso não fosse encontrado Nada, significaria que o GOogle não indexou o seu backlink na base de dados deles ainda.

Verificar se link está indexado em Massa

Se por um lado usar o comando site no próprio google para ver se o url está indexado é muito simples, por outro lado torna-se uma atividade tediosa e chata demais quando se quer consultar diversos backlinks. Por isso é bom aprender formas alternativas de se fazer isso em massa.

O Scrapebox também permite você fazer verificação de indexação em massa, porém requer proxies para sucesso nessa tarefa. Mas o que tenho pra hoje não precisa de proxy nem nada, mas apenas de uma conta no Google.

Após logar-se em sua conta do Google, acesse esse url: https://www.greenlanemarketing.com/tools/google-indexation-tester/

Nessa Página, clique no Botão “Open Google DOC”. Veja:

Ao fazer isso você estará efetuando uma cópia desse documento para o seu GOogle Docs. Confirme clicando em “Fazer uma Cópia”

Agora você vai abrir essa planilha em sua conta do Google Docs. Veja como vai aparecer aí da primeira vez que fizer isso:

Na coluna URL você deve apagar esses urls que já vem pré-cadastrados, e então inserir os os backlinks que você quer verificar.

Agora é só clicar nessa setinha do lado do botão Vermelho “RESET” e selecionar “Run” para que o teste inicie-se automaticamente.

Veja só aqui como ficou:

Nesse caso, mostrou que apenas um dos urls não estão indexados. Note que o backlink que não está indexado fica vermelho na coluna “Indexed” e aparece o status “No”.

Essa ferramenta é gratuita e não precisa de proxies nem nada para você testar seus backlinks.

Verificar mais de Mil Backlinks por Vez

Por Padrão essa planilha vem com cerca de mil linhas, ou seja, você conseguirá verificar indexação de até mil backlinks por vez. Caso você queira verificar mais backlinks você pode adicionar mais linhas a essa planilha.

Para adicionar mais linhas navegue até o final da planilha, e vai aparecer um campo para você adicionar mais entrada. Veja:

Digite, por exemplo, o valor 1000 e clique no campo Adicionar mais. Talvez seja exibida uma janela de confirmação, aceite e pronto. Sua planilha estará com mais mil linhas. Contudo, você precisa copiar a fórmula da coluna C para que essa novas linhas também executem o teste de indexação no Google.

Para copiar, navegue até a linha de número 1000, clique sobre a celula 1000 da coluna C. Note que no canto inferior direito vai aparecer um quadradinho. Veja:

Então, para copiar a Fórmula, basta clicar em cima desse quadradinho do canto inferior direito da célula, segurar clicado (botão esquerdo do mouse) e arrastar até o final das novas mil lilhas que você criou.

Adicionei mais mil campos e coloquei a ferramenta pra rodar, repare na imagem abaixo que ela já mostra que agora serão verificados 2000 Links:

Conclusão

Nos meus testes essa ferramenta foi certeira. Ela é razoavelmente rápida, e consegue verificar em massa seus backlinks. Sabemos que é importante verificar se os backlinks estão sendo indexados. Porque de nada adianta você ter backlinks que não indexam, e por conta disso não contabilizam na hora do ranqueamento do seu site.

Para que os Backlinks Indexem você pode cadastrá-los sistema de Indexação e/ou criar backlinks para eles com alguma ferramenta do tipo GSA, por exemplo. Mesmo que você não tenha o GSA, você ainda conta com a opção de comprar serviços em sites como Fiveer

No caso, basta acessar esses sites, e buscar por “Run GSA” e você vai encontrar diversos serviços oferecendo o GSA a partir de $5 pilas… Note que nesse caso estou sugerindo o GSA como tier ou tier 3, para ajudar a indexar e dar mais força para os teus backlinks, ou seja, pode até ajudar a ranquear o site. GSA pode ser usado como tier 1, é verdade, mas precisa filtrar bem para não dar um tiro no pé.

Bom, para este artigo é isso, espero que tenham gostado da dica. 🙂

Como Saber se Seus Backlinks Estão sendo Indexados pelo Google
4.8 (95.88%) 68 votes

  1. Anderson, no meu caso , comprei um dominio bem limpo ha uns 50 dias, porém os links estao todos indexados, mas não estão entrando no console , q q ta rolando ? nunca aconteceu isso, me da uma luz! kk