Como usar o aHrefs sem Pagar (Grátis)

O aHrefs é uma das ferramentas mais importantes quando se fala em SEO. Ela possui diversos recursos de análise e pode ser usada de diversas formas para diversos fins. Atualmente, se fosse para escolhe apenas uma ferramenta de análise eu escolheria o aHrefs de olhos fechados. Note que estou falando de ferramenta de análise e não de criação de backlinks.

Com o aHrefs você consegue: analisar os backlinks dos teus concorrentes, encontrar domínios expirados, analisar métrica de domínios expirados, analisar palavras-chave (com nível de dificuldade de ranqueamento e quantidade de buscas mensais), etc, etc. Até por ser uma ferramenta em completa, é também um tanto salgada aqui para a nossa realidade do Brasil.

O Preço do aHrefs no menor plano é $99 (99 dólares). Hoje a cotação do dólar está em 3,76 reais, o que dará cerca de R$372. Pode não ser muito para quem já fatura alto, mas para quem está começando esse valor por estar fora do orçamento. Sem falar que esse é o plano básico, com limites de uso baixos, então por isso muita gente procura alguma forma de usar o aHrefs sem pagar, de forma gratuita.

Como usar o aHrefs sem Pagar

Claro que usar o aHrefs com todos os seus recursos, de forma grátis sem pagar nada não é possível. Contudo se você quer apenas fazer uma análise de domínio e backlinks há uma solução 100% grátis, claro que com limites.

Muitos assinam sistemas de group by, ou seja, grupos de compra que dividem(rateio) pacotes de ferramentas e com isso o valor fica mais baixo. Há ainda a alternativa de alugar servidores vps que já vem com ferramentas instaladas, nesse caso você teria acesso ao ahrefs apenas pagando a mensalidade do servidor vps, onde também haveriam outras ferramentas.

Mas a minha dica não tem nada a ver com essas ideias, trata-se na verdade de um recurso grátis oferecido pela própria ahrefs e que poucas pessoas conhecem. Sim, a aHrefs oferece uma página web que permite você ter acesso grátis a alguns dados sobre um domínio ou urls.

Aqui eu estou falando do Backlink Checker, que pode ser acessado no url: https://ahrefs.com/backlink-checker

Veja o que se pode obter com essa tool gratuita:

  • DR (domain rating) do Dominio
  • Quantidade TOtal de Backlinks (Inclusive com a percentagem de dofollow e nofollow)
  • Total de domínios com referência (backlinks) para o dominio/url consultado
  • Até 100 backlinks (sim ele mostra até 100 backinks do dominio/url que você consultou)

Pontos Negativos

Bom, um ponto negativo dessa ferramenta é que para cada nova consulta você precisa responder um recaptcha, marcando carros e faixas de pedestre nas imagens que aparecem. Isso é um pouco chato e consome um bocado do seu tempo. Outro ponto negativo é que a ferramenta só exibe até 100 backlinks, e além disso não permite você ordenar para que sejam exibidos primeiro os backlinks com maior DR, por exemplo.

Contudo, tratando-se de uma ferramenta gratuita não podemos reclamar, não é mesmo. E além disso, esses poucos dados que são exibidos são precisos, pois usam a mesma base de dados dos planos pagos da aHrefs.