Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress

Por padrão o WordPress compreende que um blog comum irá consumir 32mb de memória, contudo, esse valor é baixo para grandes blogs ou mesmo blogs pequenos que utilizam-se de muitos recursos, como por exemplos blogs com vários plugins. Quando isso ocorre, pode ocorrer de você se surpreender com a mensagem “Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted”. Caso isso tenha ocorrido com você, não precisa se preocupar, veremos neste artigo como fazer para aumentar o tamanho de memória que o teu blog WordPress pode utilizar.

Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress: Método 01

a) Baixe o arquivo wp-config – que fica dentro da pasta principal do blog (geralmente public_html ou www) – para seu computador e abra-o com seu editor html
b) Insira o seguinte código:

1
define('WP_MEMORY_LIMIT', '64M');
define('WP_MEMORY_LIMIT', '64M');

A posição ideal para inserir o código acima é logo no início do arquivo, ou seja, logo após as tags de abertura do PHP.
c) Save o arquivo e reenvie-o para o seu servidor web remoto.
d) Note que, como já existe um arquivo chamado wp-config.php, caso seja perguntado, substitua o arquivo já existente pelo arquivo alterado.

Se o método acima não resolveu para você o jeito é tentar o método 02 que consiste em editar o limite de memória diretamente no arquivo PHP.ini, vejamos como proceder.

Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress: Método 02

a) Verifique se já existe um arquivo chamado php.ini na pasta principal do blog (geralmente é public_htm ou wwww), caso existir, baixe-o para seu computador e caso não existir, crie um arquivo de texto e renomeie-o para PHP.ini
b) Abra o arquivo para edição em seu editor html preferido.
c) Procure pelo comando memory_limit=, caso ele exista, altere ele para o seguinte memory_limit = 64M ;, e caso não exista, insira-o no final do arquivo. Um detalhe nessa hora é retirar – caso exista – o ponto-e-vírgula que fica no início da linha, essa marcação indica que o comando está inativo e faz-se necessário retirá-lo para a bendita linha ser executado pelo interpretador de comandos do servidor
d) Salve o arquivo e envie-o para o servidor web, substituindo o arquivo lá existente.

Se após tentar os dois métodos acima você ainda não tenha resolvido o sinistro, fique calmo que nem tudo está perdido, ainda há um terceio método, vejamos detalhes dele abaixo:

Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress: Método 03

a) baixe o arquivo .htaccess que está na pasta principal do blog, caso não exista, crie um arquivo chamado .htaccess
b) Antes de tudo, faça uma cópia deste arquivo pois em caso de algum sinistro você simplesmente reenvia o arquivo original e pronto.
c) Insira o seguinte código no final do arquivo:

1
php_value memory_limit 64M
php_value memory_limit 64M

d) Salve o arquivo e reenvie-o para o servidor web, substituindo a versão antiga.

Note que aqui foi sugerido você utilizar 64M de memória, mas você também pode experimentar um valor maior como 128M, isso fica a seu critério. Creio que um dos métodos descritos neste artigo vão te ajudar a resolver o problema, mas caso ainda persista, o ideal é entrar em contato com a empresa que te fornece a hospedagem do site e ver com eles o que pode estar ocorrendo com seu blog WordPress.

Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress: Outras Idéias

Bom, uma pergunta a se fazer nesta hora é: Após o que esse erro começou a aparecer? Uma possível solução para o tal sinistro pode estar exatamente na resposta a essa pergunta. Por exemplo, se o erro começou a aparecer após você instalar um determinado plugin, que tal excluir o plugin para ver se o erro desaparece? Caso você tenha mudado o tema do blog WordPress, já pensou em excluir o tema? Caso você tenha instalado um pacote de tradução para alguma linguagem, tente excluí-lo.

Em suma, tente desfazer a última ação que você efetuou antes do blog começar a exibir o erro. Claro que essa não é uma solução definitiva e sim temporária, porém não é uma boa idéia deixar seu blog exibindo erros para seus visitantes, então ao menos até que você entre em contato com sua empresa de hopedagem ou até que encontre a solução definitiva para o caso é melhor desfazer sua ultima ação e ter o blog acessível para seus leitores.

Fatal error: Allowed memory size exhausted: WordPress: Conclusão

Talvez alguns leitores estejam se perguntando, mas como vou desativar um plugin ou um tema ou fazer qualquer coisa se eu nem tenho acesso ao painel de gerenciamento do WordPress? Então meu caro, note que eu sugerí excluír o plugin ou tema, não desativá-lo. No caso, a idéia é acessar o site via FTP ou gerenciador de arquivos e excluir o plugin ou tema. Já perceberam que quando o blog WordPress não encontra os arquivos de um determinado plugin ou tema, ele desativa-os? Mas isso ocorre quando você acessa o painel admin e acessa a seção do respectivo recurso, então após excluir o plugin ou tema, acesse o painel de administração e clique na seção plugins ou na seção Aparência >> Temas.

Fica aí a dica, até o próximo artigo aqui no Profissionais Web

Leave a Reply