Operadores de Pesquisa do Google【Essencial para SEO】

O Google possui alguns operadores bem úteis que podemos utilizar pra encontrar coisas específicas. Ainda hoje em dia a maioria das pessoas desconhece esses operadores e utiliza apenas a busca básica digitando a palavra ou frase e iniciando a pesquisa. Acontece que, quando você quer realmente obter o máximo desse buscador, é essencial aprender a usar ao menos as principais opções e para isso faz-se necessário conhecer seus operadores.

Nesse artigo vou listar os principais Operadores do Google e Explicar resumidamente cada um deles, para que você possa assimilar a informação rapidamente, sem enrolação e sem encheção de linguiça!

Lista de Operadores do GOogle

  1. “Termo entre Aspas”: QUando você faz uma busca colocando uma frase entre aspas, o GOogle irá retornar apenas resultados que tenham esse termo exato. Por exemplo, se você buscar por “carro verde”, o google irá retornar apenas sites que tenham essas duas palavras nessa exata sequência. Se você não usar as aspas, o GOogle irá retornar sites que contenham qualquer uma das palavras, não importando se falte uma delas. Essa opção de usar os termos de busca entre aspas é bastante usado pela galera do SEO para verificar se um texto é único no GOogle. No caso, se você buscar um trecho do texto e o Google Encontrar algum site contendo-o, significa que ele já foi usado antes, e já se encontra indexado pelo motor de busca, então não é uma boa ideia utilizar esse texto em seus projetos.
  2. Sinal de Menos (-): Força o GOogle a retornar apenas resultados que não contenham o termo que procede o sinal de menos. Por exemplo, buscando por:

    1
    
    carro -verde
    carro -verde

    Isso fará o Google retornar todos os resultados que tenham a palavra Carro mas não contenham a palavra verde. Agora veja a busca abaixo:

    1
    
    "iphone 8" -mercadolivre -americanas
    "iphone 8" -mercadolivre -americanas

    Isso informará ao Google que é para retornar qualquer site contendo o termo “iphone 8” desde que não tenha a palavra mercadolivre ou americanas.

  3. Sinal de Mais (+): O Sinal de Mais força o GOogle a retornar apenas resultados que contenham o termo que segue o sinal de mais. Por exemplo, veja a busca abaixo:

    1
    
    "iphone 8" +submarino
    "iphone 8" +submarino

    Isso fará o GOogle retornar qualquer site que tenha o termo “iphone 8” e também a palavra submarino. Note que isso não fará retornar apenas sites do submarino, pois qualquer site pode ter esses dois termos sem ser o site do submarino. Para filtrar por site, siga o próximo comando do buscador abaixo.

  4. site: Esse operador permite você definir o site onde a busca deve ser feita. Veja:

    1
    
    site:submarino.com.br "iphone 8"
    site:submarino.com.br "iphone 8"

    Agora sim, apenas resultados do site submarino serão considerados. Isso é praticamente uma busca feito diretamente no site do submarino, só que com base na visão e conhecimento que o Google tem do Site.

    Esse comando “site” é bastante usado no SEO para ver se um site está indexado no Google. No caso, basta digitar site:seusiteaqui.com, se retornar algum resultado significa que o site está indexado no Google, do contrário, não havendo nenhum resultado encontrado quer dizer que o site foi desindexado ou ainda não foi indexado pelo buscador.

  5. Asterisco (*): O Asterisco é tipo um coringa, ele casa qualquer coisa. Veja a busca abaixo (explico depois):

    1
    
    iphone * preto
    iphone * preto

    Isso fará a busca casar qualquer frase que contenham iphone e preto, por exemplo: iphone 8 preto, iphone branco e preto, etc. Esse caractere casa qualquer coisa mesmo, inclusive longas frases, então para ter um controle melhor, use o operador AROUND. Veja a seguir como usar ele.

  6. AROUND: Parecido com o asterisco, porém permite delimitar uma distância (em número de palavras) máxima entre duas palavras. VEja:

    1
    
    iphone AROUND(1) preto
    iphone AROUND(1) preto

    Vai casar qualquer ocorrência de Iphone e preto separado por 1 palavra apenas, ou seja, dessa vez não vai casar “iphone branco e preto”. 🙂

  7. inurl: o inurl permite você fazer buscar na url das páginas. Aqui o que é considerado não é o conteúdo da página, mas o que há no url. Veja o exemplo abaixo:

    1
    
    inurl:"carro 2019"
    inurl:"carro 2019"

    Nesse caso, apenas sites contendo “carro 2019” no url serão considerados. Esse operador também é muito usado no SEO para encontrar footprints de sites. Por exemplo, para encontrar sites que permitem comentários, um footprint usado é o inurl:comment/view

    Há também o operador allinurl: que é para retornar resultados onde todas as palavras sequentes aparecem no url.

  8. cache: Faz o GOogle retornar o último cache do url informado. Veja o exemplo:

    1
    
    cache:andersonmakiyama.com
    cache:andersonmakiyama.com

    Isso vai fazer o google exibir o cache que ele possui desse url. Esse operador pode ser usado para recuperar uma página que você excluiu sem querer, por exemplo. Outro uso é quando você tenta acessar um site e ele está offline, nesse caso você pode consumir o conteúdo do site acessando a versão salva no cache do Google. O Google guarda um cache da página durante algum tempo, permitindo assim usufruirmos desse recurso.

  9. Dois pontos Finais (..): Os dois pontos finais permite você casar um intervalo de números numa busca. Veja o exemplo:

    1
    
    "7..20 receitas de bolo"
    "7..20 receitas de bolo"

    Isso vai casar resultados que contenham “7 receitas de bolo” ou “8 receitas de bolo” ou “9 receitas de bolo”, e assim por diante até “20 receitas de bolo”

  10. OR: Permite Dar mais alternativas para a busca. Por exemplo, pegando a busca feita anteriormente, vamos usar o OR para retornar também receitas de suco. Veja como ficaria:

    1
    
    "7..20 receitas de bolo" OR "7..20 receitas de bolo"
    "7..20 receitas de bolo" OR "7..20 receitas de bolo"
  11. intitle: Busca por termos nos títulos das páginas. No caso, esse é o título principal do documento, ou seja, aquele que fica na tag title do site. Veja:

    1
    
    intitle:"promoção da semana"
    intitle:"promoção da semana"

    Vai retornar páginas que tenham “Promoção da Semana” no título.

    Há também o operador allintitle: que é para retornar resultados onde todas as palavras sequentes aparecem no título.

  12. intext: Esse operador vai retornar apenas resultados onde o termo buscado aparece no texto da página, desconsiderando ocorrências no título e no url, por exemplo.

    1
    
    intext:"clique aqui"
    intext:"clique aqui"

    Há também o operador allintext: que é para retornar resultados onde todas as palavras sequentes aparecem no texto.

  13. define: Retorna a Definição do termo buscado. Veja:

    1
    
    define:metonímia
    define:metonímia
  14. filetype: Permite buscar por tipos de arquivos. Por exemplo, para buscar arquivos PDF:

    1
    
    filetype:pdf inglês
    filetype:pdf inglês

    Agora buscando planilhas do Excel contendo a palavra SEO:

    1
    
    filetype:xlsx seo
    filetype:xlsx seo
  15. related: Busca por sites similares. VEja:

    1
    
    related:ahrefs.com
    related:ahrefs.com

    Vai retornar vários sites que são parecidos (no sentido de conteúdo e funcionalidade) ao site ahrefs.com

  16. inanchor: Exibe sites que possuem backlinks contendo o texto âncora informado. Veja:

    1
    
    inanchor:quitoplan
    inanchor:quitoplan

    Retorna sites que foram linkados com a palavra “quitoplan”.

    Há também o operador allinanchor: que é para retornar resultados onde todas as palavras sequentes aparecem na âncora.

Agrupamento de Operadores de Busca do GOogle

Note que você pode agrupar alguns comandos pra deixar seu filtro mais “filé” ainda. Por exemplo, veja esses agrupamentos de filtro abaixo:

1
"iphone 8" +novo -site:mercadolivre.com.br
"iphone 8" +novo -site:mercadolivre.com.br

Busca por sites contendo “iphone 8” e também a palavra “novo”, mas desconsidera todos os resultados do site mercadolivre.com.br

Agora veja essa outra busca:

1
filetype:pptx OR filetype:docx OR filetype:xlsx OR filetype:pdf OR filetype:txt site:r7.com
filetype:pptx OR filetype:docx OR filetype:xlsx OR filetype:pdf OR filetype:txt site:r7.com

Aqui estou pedindo pro Google listar todos os arquivos de apresentação de slides (Power Point), todos os arquivos de planilhas (Excel), todos os arquivos de documento (Word) e todos os arquivos PDF, mas apenas do site r7.com.

Bom, como você pode ver, não há limite, a sua imaginação é o limite. 😉

Operadores de Pesquisa do Google【Essencial para SEO】
4.8 (95.91%) 44 vote[s]

Leave a Reply