Os Ricos não Trabalham por Dinheiro – 4 Quadrantes Robert Kiyosaki

Quem leu os livros da linha “Pai Rico, Pai Pobre” do autor Robert Kiyosaki deve ter ouvido falar dos tais 4 quadrantes que ele montou.

Esses quadrantes ilustram bem a rota para o sucesso financeiro verdadeiro. Veja a imagem abaixo, sigo com a explicação depois:

Vamos entender o que há em cada quadrante desses aí. Veja:

  • E – Empregado
  • S – Autônomo
  • B – Empresário
  • I – Investidor

Quais desses quadrantes pode deixar você rico? Ou, em quais quadrantes os mega milionários estão inseridos? Exatamente nos quadrantes de direita. Ou seja, são empresários e investidores.

4 Quadrantes Robert Kiyosaki

O Quadrante E (Empregado) é um dos piores quando se fala em ganhar dinheiro. Por que geralmente empregados recebem um baixo salário, que nunca vão deixá-los ricos. Sem falar que você não tem tempo para nada, tem de bater cartão e trabalhar 8 horas por dia.

O Quadrante S (Autônomo) até consegue ganhar uma grana, mas também não possui tempo, pois o negócio depende do seu trabalho pessoal. Por exemplo, um dentista depende 100% de estar no consultório atendendo os clientes para de fato ganhar dinheiro.

O Quadrante B (Empresário) já é para os fortes. Nesse quadrante você possui uma empresa que gera dinheiro para você. Um empresa bem estruturada não depende da presença física do dono, a empresa se toca sozinha. Ou seja, aqui você já vai estar fazendo o dinheiro trabalhar pra você. Você investe algum dinheiro na empresa e contrata alguns funcionários, e depois a empresa vai gerar dinheiro pra você.

O Quadrante I (Investidor) é ainda melhor. Nessa fase você nem precisa ter os gastos com funcionários, você apenas irá investir o dinheiro em outras empresas que nem são suas. Há vários tipos de investimentos, uns com riscos maiores e outras com riscos menores. Você pode, por exemplo, investir em ações, criptomoedas, etc.

Antes de seguir, fica aqui a recomendação de um bom site com dicas para ganhar dinheiro online https://www.douglasrezende.com/, tenho acompanhado os artigos e há realmente boas estratégias ensinadas nesse site para você conseguir ir além e se destacar no meio da multidão financeiramente falando.

Os Ricos são Ricos porque fazem o dinheiro trabalhar para eles

Todo mundo já conhece essa frase que afirma que ricos não trabalham por dinheiro, mas fazem o dinheiro trabalhar para eles. Analisando essa frase à luz dos 4 quadrantes você chega fácil a um entendimento. Nos quadrantes da Esquerda (Empregado e Autônomo) você está trocando o seu trabalho físico por dinheiro, e nos quadrantes da direita (Empresário e Dinheiro) você está fazendo o dinheiro trabalhar pra você.

Mas por que é tão importante fazer o dinheiro trabalhar em vez de trabalhar pelo dinheiro? Simples, uma vez que o seu negócio, seja qual for, depende de você em pessoa estar trabalhando, ele é limitado. Sim, por mais cliente que você possa ter ou atender, você é apenas uma pessoa, sua capacidade é limitada. Já se você é empresário, você pode ter ilimitados funcionários e até mesmo ilimitadas empresas, tudo trabalhando pra você. O mesmo ocorre no caso do investidor, que pode investir em diversas empresas ao mesmo tempo, e obter lucros de todas elas simultaneamente.

Consegue entender agora por que os ricos não trabalham por dinheiro? A hora que você assimilar essa idéia, a ficha vai cair e você vai virar a chave do seu mindset.

Explicação dos 4 Quadrantes de Robert Kiyosaki em Vídeo

No vídeo acima explico por que é importante focar nos quadrantes da direita, caso você pretenda ser um milionário algum dia. Pois quem foca nos quadrantes da esquerda muito raramente conseguem ficar realmente ricas.

Um Pouco sobre a Minha História e os Livros Pai Rico Pai Pobre

Eu tenho uma história muito louca, que poucos acreditariam. Um dia ainda vou contar essa história em algum vídeo do meu canal no youtube ou em algum artigo. Mas há vários anos atrás eu era um empregado subordinado, ganhava um salário de fome que mal dava para custear a minha faculdade. Nessa ocasião tive sorte de conhecer bons livros que foram transformando o meu mindset. Entre esses livros estão os livros da linha “Pai Rico, Pai Pobre”, “Pense e Enriqueça”, etc. Após consumir esses livros tive a minha mentalidade totalmente transformada. Eu praticamente abandonei o meu serviço, sem dar nem satisfação para o empregador. Estava decidido a ser meu próprio chefe e não dar satisfação para ninguém além de mim mesmo. Sim, eu simplesmente abandonei o meu emprego, saia de casa e em vez de ir trabalhar, ia pra livraria ler livros. Para irreal não é mesmo, mas foi exatamente isso que fiz.

Depois de muitos anos, sabe qual é o meu único arrependimento? É não ter feito isso antes.

Bom, Espero que tenham gostado das dicas do artigo.

Leave a Reply